Como deixar a casa mais aconchegante no inverno

No período de frio, algumas mudanças no ambiente trazem a sensação de aconchego para deixar o inverno agradável quando se está em casa. Para aquecer, tecidos mais pesados como a lã, veludo, gorgorão podem ser usados na decoração, substituindo os mais leves, usados nas estações quentes. Isso vale para cortinas e almofadas. Para essas há possibilidade de ousar mais nas texturas, adotando capas produzidas em tricô, crochê ou montadas em teares, dando um toque artesanal – de preferência usando cores quentes. Para os sofás, vale providenciar mantas de lã dobradas podem ser esticadas quando o frio aperta, na hora de assistir um filme, ler ou estar com a família. Nesse caso, indicam-se cores neutras que podem compor qualquer tipo de decoração sem interferir no ambiente.

Tapetes e aquecedores

Os tapetes, de preferência felpudos, podem ser usados na sala de jantar, sala de estar, quartos e escritório. Eles aquecem e dão um toque especial ao ambiente, além de garantir aos habitantes da casa que possam andar sem sentir frio nos pés. Existem tapetes macios e quentinhos para o banheiro, evitando o contato com o piso gelado ao sair do chuveiro. Outro investimento interessante para o banheiro são os toalheiros aquecidos. Eles aquecem e secam peças úmidas evitando que a pessoa saia do banho com a sensação de se enxugar em uma toalha molhada. Aquecedores de formatos e capacidades variadas podem ser usados, sempre considerando as dimensões do ambiente e o consumo de energia. Existem ainda as lareiras, que embelezam e tornam o espaço aquecido e confortável. Além das tradicionais, atualmente se pode encontrar lareiras elétricas bem interessantes e acessíveis.

sala-inverno

 Luz e aromas

A iluminação é peça chave para transformar um ambiente. No inverno, para tornar qualquer peça da casa mais acolhedora, a dica é usar luz indireta – lâmpadas em pedestal, luminárias de canto ou abajur. As lâmpadas mais indicadas são as de tonalidade amarela. A aromatização compõe o bem estar, conferindo requinte e aconchego aos ambientes mais fechados dessa época. Podem ser usados difusores, com aromas leves como a lavanda ou baunilha, ou fragrâncias mais quentes, do tipo amadeiradas, de acordo com sua preferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *